You are currently viewing Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação ao Sistema OuvidorSUS

Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação ao Sistema OuvidorSUS

• Post author:
  • Post category:NOTÍCIAS

shutterstock_367195280Estão abertas as inscrições para a seleção simplificada de alunos para o curso de Capacitação ao Sistema OuvidorSUS, feito na modalidade de Educação à Distância (EAD). Os interessados em participar têm até a próxima sexta-feira (28/10) para se inscrever no site. E maiores informações encontram-se disponíveis no edital deste processo de seleção.

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), por meio do Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (Doges) celebrou a parceria com a Escola Municipal de Saúde de São Paulo a fim da realização deste curso.

Ao todo serão 100 vagas para capacitar novos agentes em ouvidoria em todo o Brasil ou técnicos em ouvidoria. Para fazer o curso, o aluno precisará somente de um computador com internet.

O curso tem por objetivo de capacitar estes agentes ao pleno e otimizado uso do Sistema OuvidorSUS (ou seja: a plataforma virtual disponibilizada pelo Ministério da Saúde aos Estados, Distrito Federal, Municípios e demais entidades que demandem), com vistas ao registro das manifestações dos usuários do SUS e, pelo qual é possível emitir relatórios para servir à gestão da saúde, disseminar informações em saúde para a população, além de outras ações. A ideia é ampliar a formação continuada de profissionais das ouvidorias do Sistema Único de Saúde
(SUS) em todo o Brasil.

A secretária SGEP/MS, Gerlane Baccarin, falou sobre a importância da realização do curso. “Ouvir o usuário do Sistema e saber interpretar a demanda para fins de instrumento de uma gestão mais participativa é o nosso maior desafio”. E ainda lembrou que o candidato deve ler atentamente todo edital antes de realizar a inscrição. É fundamental que os interessados conheçam o edital por completo, saibam os requisitos necessários para a seleção e, de forma antecipada, conheçam também o que é exigido nas demais etapas”, destacou.

Fonte: Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde