webinarpressaoNo dia 26 de outubro às 14h, o Proqualis promoverá o webinar com o tema “Prevenção de Lesão por Pressão. A palestra será realizada pelas enfermeiras do Hospital Israelista Albert Einstein Danivea Bongiovani Poltronieri Munhoz e Maria Emília Gaspar Ferreira Del Cistia.

Danivea é enfermeira sênior do setor de Treinamento desse Hospital e  membro do conselho fiscal da Associação Brasileira de Estomaterapia. Maria Emília é enfermeira especialista em Estomaterapia e coordenadora do Grupo de Atenção à Estomias e Feridas (GAEFE).

A Lesão por Pressão, além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Popularmente conhecida como escara, a lesão por pressão é um evento adverso relacionado ao cuidado de saúde e corresponde hoje ao terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) dos hospitais brasileiros.

Segundo dados do Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (NOTIVISA), em 2104, das 8.435 notificações de evento adverso relacionado à assistência à saúde, 1.319 foram notificações de úlcera por pressão, equivalendo a 15% dos registros. Reduzir o risco de Lesão por Pressão é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente e uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) para a segurança do paciente.

Para ter acesso ao webinar, acesse o Portal Proqualis (proqualis.net), onde será disponibilizado o link para participação, na data e horário do evento, ou assista pela transmissão ao vivo do Grupo Proqualis do Facebook . Participe!

Saiba mais: Em abril de 2016, O National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) anunciou a mudança na terminologia Úlcera por Pressão para Lesão por Pressão e atualização da nomenclatura dos estágios do sistema de classificação. A tradução e validação do texto para língua portuguesa foi realizada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE).

Fonte: Assessoria de Imprensa Fiocruz

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.