Acesso rápido >> Sala de Web Palestra | Teleconsultoria HealthNet | Teleconsultoria Ao Vivo | Cursos | Solicitar Certificado | Fale Conosco
Regulação ambulatorial é tema de capacitação na Sesacre

Regulação ambulatorial é tema de capacitação na Sesacre

dsc_0007-300x200Para melhorar o fluxo de regulação ambulatorial no estado, o Complexo Regulador da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) iniciou nesta segunda-feira, 12, até quarta-feira, 14, uma capacitação de servidores.

Nesta manhã, representantes das unidades de saúde que atuam na execução e solicitação de agendamentos utilizando o Sistema Nacional de Regulação (SISREG) iniciaram a capacitação com foco na regulação ambulatorial de consultas e exames especializados.

Para ministrar e auxiliar na utilização do sistema, o Complexo Regulador convidou um representante do Ministério da Saúde, que estará ensinando a utilização das ferramentas disponíveis para que se faça uma regulação com base nos protocolos clínicos e utilização da fila de espera através do sistema.

“A capacitação é focada na atenção primaria, onde os municípios encaminha os pacientes para especialidades e a forma que o paciente chega. Assim com o fluxo e protocolos clínicos e a utilização da ferramenta SISREG”, destaca o gerente do Complexo Regulador, Moisés Viana.

Melhorias para os usuários do SUS

O promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde do Ministério Público do Estado (MPE), conta que o órgão faz o acompanhamento desde a implementação da regulação em 2013, a fim de articular da melhor forma possível a regulação dos pacientes.

“Sem a regulação não é possível ter ideia do perfil do paciente, da necessidade da assistência e quantidade de demanda reprimida. A regulação é um ponto fundamental dentro da assistência de qualquer rede de saúde e, por isso, o Ministério Público vem focando muito nesse tema e se articulando cada vez mais com o Complexo Regulador, Secretaria de Saúde e Fundação Hospitalar para resolver alguns gargalos”, explica.

O promotor destaca ainda que, a partir da proposta que se está desenhado, de colocar tudo no Sistema Nacional de Regulação, vai haver um ganho com relação a transparência onde vai ser possível acompanhar o paciente no seu acesso a consultas, exames, cirurgias.Com base em todo esse panorama vai ser possível fazer a readequação da dimensão de pessoal, focar nas prioridades, sendo um ganho de causa para a rede pública de saúde.

SISREG

O SISREG é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Deixe uma resposta

Fechar Menu