Telessaúde Acre implanta serviços em Plácido de Castro

Dando segmento à implantação da Oferta Nacional de Telediagnóstico de (Tele-ECG), a equipe do Núcleo Telessaúde Acre esteve no município de Plácido de Castro (08/05/19) e Distrito de Campinas (30/04/19) para realizar a instalação dos equipamentos/softwares e o treinamento dos profissionais que irão fazer os exames de ECG. Os traçados são enviados através de uma plataforma (PNTD) para o Núcleo de Referência em Minas Gerais (Telessaúde HC-UFMG) para a emissão de laudos, feitos por 15 cardiologistas que atuam em escala de plantão para atender os Núcleos de Telessaúde do país, garantindo rapidez na liberação dos resultados, principalmente para moradores de áreas mais distantes da cidade.

Os laudos são emitidos em aproximadamente 10-15 minutos (exames classificados como Urgente) e 3-4 horas para exames eletivos.
Segundo a equipe de implantação, o serviço visa atender os pacientes dos municípios, reduzindo custos com o encaminhamento destes para o Hospital de Clínicas na capital, com um atendimento de maneira rápida e sem comprometer a saúde do usuário.

capacitacao profissionais de saude para realizar exames de ecg
Profissionais da Saúde são capacitados pela equipe do Telessaúde/AC para realizar exames ECG e utilização da plataforma de telediagnóstico. Fonte:Telessaúde/AC

“Durante o atendimento médico, é feita a solicitação do eletrocardiograma. O paciente se dirige ao Ponto de Telediagnóstico, realiza o exame e recebe o laudo contendo as informações necessárias para avaliar o funcionamento do coração em poucas horas. Caso o médico solicitante queira discutir o resultado do exame, pode fazer uma teleconsultoria pelo Telessaúde”, explica Jéssica Furtado, enfermeira do Núcleo de Telessaúde e responsável pela capacitação dos profissionais do TELE-ECG.

paciente realiza exame ECG
Paciente realiza exames de Eletrocardiograma (ECG). Fonte: Telessaúde AC

Plácido de Castro é o sexto município com a Oferta Nacional de Telediagnóstico (TELE-ECG) implantada. O equipamento que mede a atividade elétrica do coração, visa desafogar a fila no Hospital de Clínicas, possibilitando o atendimento rápido dos casos que necessitam de urgência.

A coordenadora do Telessaúde, Mônica Morais, explica o significado de mais uma implantação, principalmente, nos municípios do interior, onde a atenção primária à saúde ainda carece de suporte diagnóstico.

“Levar esse serviço aos municípios é possibilitar que o paciente realize o exame de eletrocardiograma em uma unidade próxima ao seu domicílio, com resultado rápido e sem custos com deslocamento. Além disso, é possível garantir a priorização do encaminhamento dos pacientes com resultados alterados”, ressalta.

equipe visita placido de castro
Equipe do Telessaúde em visita a cidade de Plácido de Castro. Fonte: Telessaúde AC