Telessaúde e Secretaria de Saúde planejam estratégias Implantação do PLANIFICASUS

Profissionais do Núcleo Telessaúde recebem a chefe da Divisão de Atenção Primária à Saúde, Emanuelly Nóbrega

A Coordenadora do Núcleo Telessaúde, Mônica Morais, recebeu nessa segunda, 08, Emanuelly Nóbrega, chefe de Atenção da Divisão Primária à Saúde, para tratar sobre a Planificação da Atenção à Saúde – uma proposta de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde, para definir estratégias de apoio à Implantação nos municípios da regional do Baixo Acre.

A reunião contou com a presença da Coordenadora do Núcleo Telessaúde, Mônica Morais e o Dr. Rodrigo Silveira, médico Teleregulador do Núcleo, Dr. Osvaldo Leal e Emanuelly Nóbrega, ambos da Secretaria de Saúde do Estado, discutiram a utilização das ferramenttas do Telessaúde para apoiar os municípios otimizando tempo e recursos financeiros.

O projeto visa avaliar a situação da implementação das boas práticas de atenção ao parto e nascimento e orientar a repactuação de compromissos, com o objetivo de qualificação e implementação da Rede Cegonha nas regionais de saúde do Estado.

Telessaúde

Implantado em 2015, o Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a TeleConsultoria e a Teleducação.

O Núcleo Telessaúde Acre entra no fluxo do projeto Rede Cegonha de maneira a oferecer capacitações através das webpalestras aos Gestores da Atenção Primária nos municípios do Baixo Acre. Nesse momento, será dada enfâse as ações da Rede para melhorar/qualificar o atendimento materno infantil e reduzir a mortalidade infantil.

O fluxo da “Rede Cegonha” busca de maneira a capacitar os gestores do sistema de Saúde Municipal e Estadual com os serviços de Teleconsultoria, Telediagnóstico e a TeleEducação

As ações  no sentido de formar os gestores a estarem capacitados no encaminhamento correto das gestantes. A cidade de Rio Branco irá funciona como polo para as atividades que serão desempenhadas com os profissionais.

Mônica, coordenadora do Núcleo explica a necessidade do programa e da capacitação. “O nosso objetivo aqui é encurtar o caminho do paciente para um melhor atendimento de maneira eficaz, buscando qualificar os profssionais através das Webs, teleconsultorias e os serviços em Telediagnósticos”, finalizou a coordenadora.

“O nosso objetivo aqui é encurtar o caminho do paciente para um melhor atendimento”, ressalta Mônica Morais, coordenadora do Telessaúde Acre