Com a visita a regional, o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes passa a cobrir todo o estado do Acre, estando presente nos 22 municípios do estado

A equipe do Telessaúde Acre, chega a Regional do Juruá para a implantação de ações serviços e monitoramento. Os municípios contemplados serão: Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

A chegada da equipe é vista como um marco na saúde do estado, já que agora o Telessaúde vai estar presente em todo o território acreano.
Mesmo nos locais de difícil acesso, como os municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, em que só é possível chegar de avião e barco, foi realizada a implantação do serviço. Em Marechal Thaumaturgo, será implantado também o telediagnóstico de eletrocardiograma (Tele-ECG).
“Através das ferramentas do Telessaúde (teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação) os profissionais dispõem de suporte assistencial e educacional aumentando a resolutividade da Atenção Básica”, ressaltou Caroline Oliveira, coordenadora de campo do Telessaúde/Acre.

Servidores da saúde de Mâncio Lima recebem capacitação da equipe do Telessaúde

Nos municípios de Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, a visita técnica ocorre com o objetivo de aprimoramento e monitoramento das ações já desenvolvidas, dando maiores condições de atuação. As cidades contempladas fazem parte do programa do Telessaúde Redes Brasil que visam possibilitar o fortalecimento e a melhoria da qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema único de Saúde (SUS), integrando Educação Permanente em Saúde (EPS).

Município de Rodrigues Alves foi um dos contemplados com ações

Os profissionais serão capacitados quanto aos serviços como, teleconsultorias, que funciona por meio do esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas a processo de trabalho no formato de pergunta e resposta entre profissionais da saúde, TeleEducação e a oferta nacional de Telediagnóstico, possibilitando a realização de exames com emissão de laudo a distância, diminuindo custos com deslocamento de pacientes, aumentando a resolubilidade da Atenção Básica e, ainda, aumentando a oferta em especialidades clínicas.
Com isso, o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, passa a cobrir todo o estado do Acre, estando presente nos 22 municípios do estado através dos agentes de saúde que fazem parte do programa chamados “pontos focais”, que prestam apoio diariamente.
“Todos os municípios agora podem fazer uso das ferramentas do Telessaúde. Além disso, cumprimos a meta do convênio 1723/2008 que é de implantar o Núcleo Estadual e Pontos de Telessaúde nos 22 municípios’’, afirma Mônica Morais, coordenadora do Núcleo do Telessaúde no estado.

Município de Marechal Thaumaturgo contou ainda com a presença do prefeito na capacitação

É o Telessaúde chegando nos locais poucos assistidos pelas ações em saúde com o objetivo de aprimorá-las.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.