Telessaúde Acre, ABV e Aborda realizam parceria para a realização de formação voltada para a redução de danos na pandemia

O curso, realizado através do projeto “Promotores Legais Preventivos e dos Direitos da Pessoa Humana”, ocorrerá durante três semanas com transmissões restritas e abertas, e terá como público-alvo os profissionais da saúde e mobilizadores da Aborda em todo o país.

O Núcleo Telessaúde Acre, em parceria com a Associação Brasileira de Redução de danos (Aborda), a Associação de Bem com a Vida (ABV) e a Coordenação de Saúde Mental, promoverá o curso “Atualização de Redução de Danos Diante da Covid-19 e seus Reflexos Pós-pandemia” com o objetivo de multiplicar informações e a empoderar membros da sociedade civil para o cuidado de pacientes dependentes de álcool e outras drogas.

Esta formação, que terá início nesta segunda-feira, 12, às 14h30 (horário do Acre) e com término no dia 30 de abril, será ofertada a um público de 60 profissionais que atuam diretamente com a temática, e em modalidade Ensino à Distância (EaD) através da plataforma Educants, do Telessaúde Acre. Através das discussões promovidas no ambiente virtual, busca-se promover a criação de um ambiente para formar e trocar experiências relacionadas aos planos estratégicos de Redução de Danos (RD) diante da pandemia.

Apesar de a maioria da programação ser restrita apenas aos mobilizadores da Aborda e profissionais da saúde, justiça e direitos humanos, haverá três lives abertas ao público com discussões pertinentes do curso de redução de danos (RD), e que serão transmitidas através do canal do Telessaúde Acre com emissão de certificados aos participantes. Para os inscritos ao curso, basta entrar na plataforma www.telessaude.ac.gov.br/educants.

Confira a programação disponível para o público geral e não perca estas oportunidades de capacitação diante destes temas importantes para a saúde.

PROGRAMAÇÃO ABERTA:

Data: 16/04/2021 (sexta-feira), das 15h às 17h (horário do Acre)

Tema: “RD Regulada” e “RD em Ação” – A institucionalização e a prática de RD

Convidado: Marcelo Araújo Campos (Infectologista/Epidemiologista/ Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica / Diretoria de Vigilância em Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Itabirito – MG, redutor de danos, ex-presidente da Aborda).

 

Data: 23/04/2021 (sexta-feira), das 15h às 17h (horário do Acre)

Tema: RD nos Serviços – Como atuar no território em consonância com a Raps e outros dispositivos no cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas

Convidado: Décio de Castro Alves (Psicólogo, supervisor Clinico e Institucional, especialista em Gestão de Serviços de Saúde e de Saúde Mental).


Data: 28/04/2021 (quarta-feira), das 15h às 17h (horário do Acre)

Tema: Porque os humanos usam drogas?

Convidado: Antônio Nery Filho (Psiquiatra, professor aposentado UFBA, fundador do consultório na Rua no Brasil e fundador da Intercambiante Brasil).