Formação em Auriculoterapia para profissionais da Atenção Básica estão com inscrições abertas até o dia 19 de julho

O Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS)/DAB/SAS, em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, oferece formação em Auriculoterapia na intenção de capacitar profissionais da saúde na melhoria de atendimentos individuais para vários tipos de problemas de saúde. O curso é voltado para profissionais em atividade na Atenção Básica.

A modalidade do curso é semipresencial, dividido em duas etapas: a primeira consiste na parte teórica, na modalidade de Ensino à Distância (EaD), com carga horária de 75 horas. A segunda, na parte prática ministrada por profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina com duração de 5 horas e aplicada de forma individual em Rio Branco. As datas das práticas ainda serão definidas pela organização.

A intenção desta formação é fazer com que os profissionais entendam e estimulem os pontos sensíveis da orelha, depois de feita a avaliação clínica no paciente. Apesar de associada à medicina tradicional chinesa, já se possuem estudos científicos que falam sobre a conexão destes pontos com funções do organismo. Espera-se que, com o curso, a Atenção Básica possa desenvolver técnicas que ajudem a enriquecer o cuidado com os pacientes.

De acordo com a responsável pela área de Práticas Interativas e Complementares do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape) da Sesacre, Kariny Gonçalves, a ideia do curso é de ajudar na qualidade do atendimento por parte dos profissionais, bem como a não necessidade de alto custo e nem grandes estruturas, uma vez que se usa sementes e pinça na aplicação da auriculoterapia. Além disso, é de fácil utilização, não-invasiva e que não influencia em nenhum tipo de alteração no cotidiano das pessoas.

“É uma técnica que entra como um coadjuvante às técnicas tradicionais de saúde para diversos agravos de saúde como, por exemplo, ansiedade, depressão, utilizadas também em grupos de tabagismo e dores musculares, grupos de obesidade… enfim, é uma variedade grande […] os profissionais vão ter acesso a um material de excelente qualidade fornecido por uma instituição de renome e com a prática com pessoas que têm larga experiência na área. Para a população, temos um grande ganho pois se amplia a oferta de cuidados e o acesso a eles”, ressalta.

Para fazer a inscrição, é necessário que o profissional esteja lotado em equipes de Saúde da Família, unidades básicas ou centros de saúde tradicionais, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), equipes de atenção domiciliar, consultórios de rua, profissionais dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e serviços de reabilitação. O curso é totalmente gratuito e as inscrições podem ser feitas no site auriculoterapiasus.ufsc.br até o dia 19 de julho. Para maiores informações, basta entrar em contato com o Núcleo de Práticas Integrativas – DAPE ou falar com Kariny Gonçalves através do número de telefone/WhatsApp (68) 99985-6937.