Núcleo Telessaúde Acre realiza a terceira mesa de discussão do Webinário de Aleitamento Materno no Acre nesta quinta-feira (13)

O debate em torno dos benefícios da amamentação contou com a participação de profissionais da saúde, estudantes e comunidade geral

Nesta quinta-feira (13), às 8h, o Núcleo Telessaúde Acre realiza o terceiro dia de webinário da Semana do Aleitamento Materno no Acre. O evento contou com transmissão ao vivo no canal do YouTube e teve participação das Analistas Técnicas de Políticas Sociais da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição de Mato Grosso do Sul (CGAN/MS), Lilian Bressan e Tatiane Pereira, e da docente da Universidade Federal do Acre, Fernanda Martins.

Durante a fala, a analista Lilian Bressan explica os motivos pelos quais o Guia Alimentar para crianças de até 2 anos é importante, afirmando que os dois primeiros anos de vida são cruciais para estimular hábitos e, assim, poder desenvolver uma vida mais saudável. Também conversa sobre a abordagem da classificação dos alimentos, definindo os significados de “in natura; processados; e ultraprocessados”. Por fim, fala que a alimentação é uma prática social e cultural, uma vez que, executada de forma correta, estimula hábitos alimentares mais saudáveis.

Tatiane Pereira, por sua vez, ressalta a importância do aleitamento na “livre demanda”, ou seja, quando o bebê tiver vontade, uma vez que o leite materno possui todos os nutrientes necessários e, por conseguinte, discute sobre a forma de apresentação dos alimentos às crianças, para que elas explorem os sabores, as espessuras e os cheiros dos alimentos. Também fala sobre o não-oferecimento de refrigerantes, alimentos ultra processados e açúcares às crianças pois podem contribuir no desenvolvimento precoce de cáries e problemas como diabetes, obesidade e câncer.

“A gente reconhece que isto [o guia] é um recado para os trabalhadores da saúde que atuam na Atenção Primária […] nosso acompanhamento é muito baixo e é importante que os profissionais saibam o que as crianças estão comendo e que façam as devidas orientações e que seja registrado também, nos ajudando a definir políticas de ações de vigilância alimentar locais e nacionais”, complementa.

A docente da Ufac, Fernanda Martins, aponta os indicadores do aleitamento materno no estado do Acre, explicando, em especial, um estudo desenvolvido no município de Cruzeiro do Sul (AC) aplicado em crianças indígenas. Nesse estudo, foram observados os motivos pelos quais a criança indígena deixou de mamar, dentre os quais se destacam a falta de leite, a mãe engravidou novamente ou a mãe voltou a estudar. Os objetivos, de acordo com Martins, visam traçar estratégias que reforcem sobre a importância do aleitamento materno.

Para conferir as mesas-redondas dos três dias de programação, basta acessar o canal do Telessaúde Acre, no YouTube, onde as mesas estão gravadas. Vale ressaltar que o evento conta com a emissão de certificados de participação fornecidos pelo Núcleo aos participantes, a serem encaminhados via e-mail fornecido durante o pedido. Aos que participaram dos três dias de evento, serão emitidos certificados de 10 horas complementares. Para os demais, somente as horas que correspondem às palestras individuais.