Núcleo Telessaúde Acre realiza debate virtual sobre suicídio nesta quarta-feira

A webpalestra será aberta ao público com transmissão ao vivo no YouTube

O Núcleo Telessaúde Acre realizará nesta quarta-feira (02), às 15h (horário do Acre), a webpalestra sobre o tema “Suicídio: é preciso romper o silêncio”, a ser ministrada pelo doutor em Psicologia, Mayron Piccolo. O debate aberto à comunidade será transmitido através do canal oficial do Telessaúde, no YouTube, e contará com emissão de certificados aos participantes.

Apesar de ser um tema que independe de data para ser debatido, as conversas acerca da prevenção ao suicídio costumam se intensificar durante o mês de setembro, já que no dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ideia da campanha “Setembro Amarelo” é prevenir e reduzir os números desta triste realidade que cresce de forma constante.

O bate-papo, que também ficará salvo no canal, visa conversar com as pessoas sobre a importância de se debater sobre o tema, ainda visto como um tabu na sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 32 suicídios por dia no Brasil e um a cada 40 segundos no mundo. Talvez você nem tenha ouvido falar nesses dados. O motivo é o silêncio em torno do tema, que contribui para o crescimento dos casos.

TABÚ

De acordo com o palestrante, um dos problemas pelos quais o suicídio ainda é visto como tabu é a falta de conversa saudável. Para ele, a pessoa acaba não se sentindo acolhida. “A maioria das vezes a pessoa não vai dizer aquilo que está sentindo nem expor claramente o desejo do suicídio porque a pessoa que ouve, logo diz de imediato ‘não faz isso’ e acaba não procurando saber o que está por trás daquele sentimento”, enfatiza.

O pesquisador visitante do McLean Hospital também levanta o questionamento sobre se esta data seria o melhor momento para a discussão no país, uma vez que este período remete ao fim do verão e início do outono em países do Hemisfério Norte. Porém, destaca a importância do espaço mundial gerado pela campanha Setembro Amarelo, que gera espaços de conversas e discussões sobre prevenção.