Núcleo Telessaúde Acre comemora a marca de cem webpalestras ofertadas aos profissionais e acadêmicos da área de saúde

Fornecendo conhecimento sobre diversos temas na área da saúde, as palestras via internet visam promover o debate e a atualização profissional através da oferta de Tele-educação.

Nesta quinta (30), o Núcleo Telessaúde Acre realiza a centésima webpalestra. Realizadas por meio de plataforma virtual de Tele-educação desde sua implantação em 2016 e posteriormente disponibilizadas no canal do YouTube, as aulas via internet possibilitam aos profissionais e acadêmicos de saúde a absorção de novos conhecimentos voltados para essa área, com a emissão de certificados de participação.

A ferramenta de Tele-educação surge como uma forma de proporcionar a atualização dos profissionais que atuam na rede básica de saúde sobre os assuntos mais relevantes e que são ministrados por profissionais com expertise para tal. Tendo as quartas e quintas-feiras como dias pré-definidos, os interessados podem acessar a sala virtual através dos links disponibilizados nas redes sociais e no site do Telessaúde Acre e apreciar, ouvir e debater sobre o assunto. Ao final da apresentação os usuários presentes na sala podem interagir com o(a) palestrante enviando perguntas através da janela de bate-papo disponível na Sala Virtual.

Nesta semana, a centésima webpalestra trata sobre “As controvérsias éticas e legais da Teleperícia na Medicina”, com a presença do advogado, cirurgião-dentista e coordenador do curso de Odontologia da Unimeta – Diego Bruno Pinho do Nascimento. O tema visa abordar sobre os pormenores desta prática de assistência médica à distância em tempos de pandemia.

EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O TRABALHO

Para a Coordenadora Geral do Telessaúde Acre, Mônica Morais, as webpalestras fornecem debates sobre temas de saúde atuais visando capacitar e/ou atualizar os profissionais para as práticas diárias em seu ambiente de trabalho. “Desse modo se busca instrumentalizar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para aumentar a resolutividade desse nível de gestão, garantindo agilidade no atendimento ao paciente e reduzindo custos com o deslocamento dos mesmos para as referências, desnecessariamente”, complementa.

De acordo com o coordenador de Tele-educação, Dr. Rodrigo Silveira, as webpalestras estão criando uma cultura de educação para o trabalho em meio virtual, em especial neste período de pandemia e isolamento social, principalmente para os profissionais do interior do estado. “Com a expansão da Tele-educação e a oferta das webpalestras, houve um aumento gradativo da participação dos profissionais de saúde tanto da capital como do interior. Como estes últimos ficam praticamente isolados e necessitam mais de capacitação e de maior interação com os profissionais da capital e do mundo acadêmico, essas web estão criando a cultura de educação para o trabalho em meio virtual. As ofertas do Telessaúde Acre já estavam em processo de expansão antes da pandemia e agora se tornaram mais acessíveis e mais conhecidas pelos profissionais de saúde dos municípios”, destaca.

Além disso, Silveira também pontua a importância do profissional não “parar no tempo”, ou seja, não se acomodar e buscar sempre a cultura do aprendizado. “Os profissionais da área da saúde têm essa necessidade de atualização e aprendizado contínuo. A ciência vai evoluindo, os processos vão sendo descobertos e os tratamentos vão mudando e nós precisamos nos atualizar. Quanto mais assistimos as webpalestras, mais injetamos a cultura de educação e aprendizado. O profissional acaba não parando no tempo, uma vez que procura se aprimorar. Além disso, os certificados podem ajudar nas atividades complementares da graduação e em processos de seleção em pós-graduação e mestrado, por exemplo”, finaliza.

Os números, por sua vez, impressionam. Além das visualizações no YouTube que contam com mais de 12 mil visitas, a média mensal de participantes que solicitam certificados chega a duzentos e seis, explica a coordenadora de campo do Núcleo Telessaúde Acre, Caroline Oliveira. De acordo com a dentista, o público mais presente são os acadêmicos de Medicina e Enfermagem seguidos por profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Isso reflete, primeiramente, na capacitação e no empoderamento dos profissionais nesses temas cotidianos. Acredito que todas as vezes que o profissional assiste uma webpalestra, ele aprende algo novo e se atualiza. As pessoas saem da graduação muito “cruas” e as demandas diárias que aparecem nos hospitais, nas unidades e nas secretarias nem sempre estão ao nosso alcance com os conhecimentos da faculdade”, ressalta.

ACESSO

Para adentrar a Sala Virtual o procedimento é bem simples e rápido. Basta acessar o site do Telessaúde Acre e clicar na aba “Webpalestras”, onde também é possível sugerir temas de interesse para discussão nas próximas agendas. O link fica disponível nas redes sociais do Núcleo (Instagram ou Facebook) ou ainda na ferramenta de WhatsApp comercial. Caso o acesso não seja pelo computador, basta fazer o download do aplicativo Mconf-Mobile na loja de aplicativos e colar o link da webpalestra. O acesso é feito pela aba “NÃO TENHO UMA CONTA” com a digitação do nome do participante seguido do nome do município ou instituição a qual pertence e confirma participação.

No entanto, sabe-se que nem todos possuem disponibilidade nos horários das ofertas de Tele-educação e por isso o canal Telessaúde Acre no YouTube expõe todas as gravações das webpalestras para serem assistidas posteriormente. A gravação estará disponível cinco dias após a apresentação.

Para solicitar o certificado de participação basta acessar e preencher o formulário que é disponibilizado através da aba de bate-papo da plataforma e nas redes sociais. O prazo de envio através do e-mail do Telessaúde Acre é de até 5 (cinco) dias úteis, podendo aumentar caso haja muita demanda. A expedição de certificados só é feita para os participantes no modo on-line.