Núcleo Telessaúde Acre e Sesacre promovem a Semana do Aleitamento Materno de forma virtual e aberta ao público

Visando a abordagem de políticas e práticas voltadas à amamentação, a programação busca conscientizar a sociedade sobre a importância do leite materno e das lactantes

O Núcleo Telessaúde Acre, em parceria com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) através do Comitê Estadual de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno no Acre, promove, durante os dias 11, 12 e 13 de agosto, a partir das 8h (horário oficial do Acre), a Semana do Aleitamento Materno. A programação, a ser realizada de forma totalmente virtual e em forma de webinário, objetiva discutir os benefícios e indicadores do aleitamento materno na Atenção Primária, bem como sobre o banco de leite humano e lactantes que estão com a Covid-19.

Previamente definido, o cronograma de assuntos a serem discutidos no webinário tem como meta a conscientização da comunidade e dos profissionais da Atenção Primária sobre a importância do leite materno para a criança. No primeiro dia da programação (11), a coordenadora nacional da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN), Cíntia Ribeiro Santos, em conjunto com a coordenadora da área de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Analuíza Gonçalves Freire, falarão sobre a Proteção da Amamentação e a IBFAN; e sobre a Proteção e Apoio do Aleitamento Materno na Atenção Primária.

No segundo dia (12), por sua vez, a docente da Uninorte/Acre, Ruth Costa, a nutricionista do Hospital Santa Juliana, Glória Dalla Vecchia e o coordenador do Comitê Estadual de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno no Acre (CREBLH/Acre), Hélio Pinto, abordarão sobre o Aleitamento Materno e a Adolescência, bem como sobre o Manejo da Amamentação de Mães com Covid-19 e a Promoção do Aleitamento e Banco de Leite Humano.

No último dia (13), as Analistas Técnicas de Políticas Sociais da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição de Mato Grosso do Sul (CGAN/MS), Lilian Bressan e Tatiane Pereira, conversarão sobre o Guia Alimentar para crianças brasileiras com menos de 2 anos de idade; e a docente da Universidade Federal do Acre, Fernanda Martins, discutirá sobre os Indicadores de Aleitamento Materno no Acre.

EMPODERAR OS PROFISSIONAIS

Para a Nutricionista do Banco de Leite e Gerente do Núcleo de Alimentação e Nutrição, Deltirene Cardoso, estas pautas conversam com as mais diversas áreas da saúde e ressalta a importância da participação dos profissionais acreanos da Atenção Primária na programação. “Tivemos o zelo de diversificar a abordagem, trazendo diferentes olhares sobre um mesmo tema, a fim de mostrar que o aleitamento materno é pauta muito rica, e consegue ser ponte entre diferentes profissões, inclusive nos diferentes pontos de atenção e gestão do SUS. Da mesma forma, nos preocupamos em trazer trabalhos com dados locais para nossa reflexão”, complementa.

De acordo com o presidente do CREBLH/Acre e coordenador do Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora, Hélio Pinto, a ferramenta da webpalestra é crucial na troca de conhecimentos, principalmente neste período de pandemia onde o contato pessoal fica inviabilizado. “Nossa proposta é trocar informações e empoderar ainda mais os profissionais na abordagem de promoção do aleitamento materno nesse contexto, contribuindo, assim, com a saúde e segurança alimentar e nutricional das famílias acreanas e do planeta”, pondera.

Para participar dos webinários, basta acessar o site do Telessaúde Acre e clicar na aba “Webpalestras”. Se preferir, basta clicar aqui para ser direcionado à sala. Vale ressaltar que a plataforma não exige cadastro prévio, bastando apenas digitar o nome completo no campo “Não tenho uma conta” e entrar como “ouvinte”. Caso a sala fique lotada, será disponibilizado, nas redes sociais e no site do Telessaúde Acre, o link extra da transmissão. Para cada dia da programação, conta-se com a emissão de certificados de participação fornecidos pelo Núcleo.