You are currently viewing Telessaúde Acre realiza primeiro webcurso voltado para a odontologia acreana

Telessaúde Acre realiza primeiro webcurso voltado para a odontologia acreana

Com o objetivo de continuar promovendo conhecimentos em saúde, o Núcleo Telessaúde Acre realizará o primeiro curso exclusivo para profissionais de saúde bucal do estado. O curso, intitulado “Atualização em Saúde Bucal para Profissionais da Odontologia”, será executado na modalidade de Ensino à Distância (EaD), é totalmente gratuito e com certificação de 40 horas.

O curso, que será disponibilizado a partir do dia 01 de julho, é totalmente autoinstrucional, ou seja, o aluno assiste às videoaulas distribuídas em seis módulos e gravadas exclusivamente para a execução da programação. Além disto, ainda haverá a disponibilização dos materiais de estudo e de indicações deixadas pelos tutores na plataforma Educants, onde serão realizadas as aulas.

A meta principal da programação, segundo a cirurgiã-dentista e organizadora da iniciativa, Caroline Oliveira, é de atualizar os profissionais com os conhecimentos e bibliografias mais recentes da área para que, assim, eles estejam cada vez mais preparados para as adversidades que venham a surgir nos atendimentos odontológicos.

“Observamos que os profissionais, principalmente os auxiliares em saúde bucal, estavam precisando de atualizações um pouco mais complexas no que diz respeito aos atendimentos. A gente sabe que nem sempre os estágios de campo ensinam de forma mais assídua e individualizada processos como os de limpeza, de drenagem de compressor, organização dos consultórios, indicadores químicos e biológicos, esterilização, entre outros. Daí surgiu a ideia de capacitar estes profissionais na modalidade online para que eles tenham conhecimentos a mais para atuar na área da odontologia”, complementou.

Para se inscrever, é necessário que os cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal tenham o cadastro ativo no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e que estejam atuando nas redes pública ou privadas do estado. As inscrições, por sua vez, podem ser realizadas entre os dias 28 de junho a 02 de julho a partir do link www.telessaude.ac.gov.br/educants.

Como parceiros, o Telessaúde Acre com o auxílio e disposição da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) na Universidade Federal do Acre (Ufac); do Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO-AC); do Sindicato dos Odontologistas do Acre (Sinodonto-AC); da Associação Brasileira de Odontologia no Acre (ABO-AC); da Vigilância Sanitária Estadual; do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – Barral y Barral/Secretaria de Saúde de Rio Branco e; do Núcleo de Saúde Bucal na Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para o planejamento e execução das atividades.