Núcleo Telessaúde Acre promove Webinário de Odontologia na próxima semana

O evento visa atingir dentistas, acadêmicos e profissionais da Atenção Básica do estado.

O Núcleo Telessaúde Acre, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO-AC) e o Conselho Federal de Odontologia (CFO) promoverá, nas próximas segunda (26), terça (27) e quarta-feira (28), a partir das 15h (horário do Acre) o “Webinário de Odontologia”, em alusão ao Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado no dia 25 de outubro. O evento será gratuito, com certificação aos ouvintes e transmitido no canal do Telessaúde Acre, no YouTube.

A cirurgiã-dentista e coordenadora de campo do Núcleo Telessaúde Acre, Caroline Oliveira, contou que será um momento único, uma vez que terá a presença dos presidentes dos conselhos regional e federal debatendo temas atuais e que permeiam desde o acadêmico até os profissionais da atenção primária.

“A vantagem principal é de empoderar o próprio profissional. A programação está muito rica, abrangendo desde o público acadêmico, que precisa, dentre tantas coisas, de saber das perspectivas de como vai ficar as aulas e os atendimentos depois desta pandemia, perpassando pela legislação do CRO em torno da teleodontologia, até os profissionais da atenção básica que precisam de respostas quanto ao fluxo de serviço público de saúde odontológico”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO

A programação se divide em três dias de evento. No primeiro dia (26), a coordenadora do curso de Odontologia da Uninorte, Claudia Carlotto, o coordenador do curso de Odontologia da Unimeta, Diego Bruno Pinho, e a presidente do Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO-AC), Isabelly Rosas, debaterão sobre “Como os cursos de Odontologia conseguiram contornar e reiniciar os atendimentos presenciais que foram interrompidos devido à pandemia de Covid-19”. Logo após, haverá uma aula sobre “Apresentando e Discutindo Casos Clínicos Especiais”, com o professor dr. Evaristo Volpato.

No segundo dia (27), o debate será com o presidente do CFO, dr. Juliano do Vale e com a presidente do CRO-AC, Isabelly Rosas sobre o “Posicionamento dos Conselhos Regionais e Federais a respeito da Teleodontologia”.

No último dia (28), a coordenadora adjunta da Divisão de Saúde Bucal da Sesacre, Gilmara Silva do Carmo, vai falar sobre “Fluxos de Encaminhamentos de Pacientes de Referência e Contrarreferência dentro do Sistema Único de Saúde”. Logo após, a coordenadora de campo do Núcleo Telessaúde Acre, Caroline Oliveira, falará sobre “O Uso do Telessaúde Acre para os Dentistas” e, em seguida, a cirurgiã-dentista e professora assistente do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) da Ufac, Carla Bento Nelen, falará sobre “Atualidades sobre o Câncer de Boca”.

Para os participantes que estiverem presentes nos três dias de evento e que assinarem a lista de presença, serão fornecidos certificados de participação confeccionados pelo Núcleo Telessaúde Acre com carga horária de 15 horas complementares. Além disso, durante a programação, haverá sorteios de produtos odontológicos ao público geral.