Núcleo Telessaúde Acre fornece curso de autoaprendizagem para profissionais da saúde em parceria com a Opas e Conass

 

O Núcleo Telessaúde Acre, a Secretaria de Saúde do Acre e a Divisão de Ensino e Pesquisa, em conjunto com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realiza a implementação de curso de aperfeiçoamento e capacitação sobre o Novo Coronavirus nesta quarta-feira (15). Sendo estes 100% online, desde a inscrição até a realização do curso, o objetivo é de capacitar os profissionais de saúde, ao longo de duas semanas de estudo, sobre os cuidados para com pacientes acometidos pela Covid-19 e por outras doenças respiratórias agudas.

Através da plataforma Educants, o Núcleo Telessaúde Acre fornecerá o curso de “Cuidados Clínicos na Síndrome Respiratória Aguda Grave”, disponibilizados pela Opas e Conass, com enfoque para profissionais que trabalham em unidades de terapia intensiva (UTIs), com certificação de 50 horas e com o selo das organizações de saúde. No entanto, para poder recebê-lo, é necessário que os participantes cumpram todos os módulos prescritos. Como o curso é, originalmente, em inglês, o material em português será liberado conforme as versões traduzidas forem fornecidas à plataforma.

A ideia do curso deu-se a partir da observação das deficiências dos profissionais da saúde recém-contratados no enfrentamento da pandemia em países de baixa e média renda, uma vez que eles lidam com pacientes de média e alta complexidade. Fornecendo as capacitações necessárias, presume-se que estarão mais preparados para desempenhar suas devidas funções dentro das unidades hospitalares.

Para participar, é necessário que os participantes preencham alguns requisitos. Um destes é a necessidade de se estar atuando nas unidades hospitalares, especialmente no interior do estado. Além disso, o público-alvo destes é voltado para enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, uma vez que estes profissionais são os que estão, em maioria, atuando na linha de enfrentamento da pandemia e que, por sua vez, necessitam de auxílio neste momento.

Para fazer a inscrição nos cursos, basta entrar no site www.telessaude.ac.gov.br/educants e entrar com sua conta. Caso não tenha, basta fazê-la. O processo é rápido e fácil, necessitando apenas de um endereço de e-mail válido e um nome de usuário com senha. Feito isto, você estará na plataforma Educants e contará com a opção de se inscrever nos cursos clicando na aba “Meus Cursos”, bem como mais informações detalhadas. As inscrições estão abertas do dia 15 até o dia 22 de julho nesta plataforma.