Núcleo Telessaúde Acre realiza mesa-redonda sobre Acidentes por Animais Peçonhentos no Acre nesta quinta-feira

Com participação de acadêmicos e profissionais da saúde, a palestra on-line discute sobre dados de tais acidentes de 2015 a 2019.

O Núcleo Telessaúde Acre discute, nesta quinta (20), sobre o tema “Acidentes por animais peçonhentos no Acre no período de 2015 a 2019”. A mesa-redonda, transmitida pelo YouTube, contou com a presença da enfermeira e docente do Centro Universitário Uninorte, Ruth Silva Lima da Costa, e dos acadêmicos de Medicina Nadab Santos Ricardo e Célio Clayson Souza de Araújo.

Durante a discussão entre os participantes e o público geral, a professora enfatiza os dados coletados durante a pesquisa e conta sobre as metodologias desenvolvidas para o desencadeamento deste tema. Fala, também, da amostragem obtida sobre os acidentes para cada município do Acre.

O estudante Nadab Santos, por sua vez, explica que houveram 4938 notificações de acidentes por animais peçonhentos durante o período delimitado. Destaca a capital do Estado e a cidade de Cruzeiro do Sul, ambas com 1562 e 652 casos, respectivamente. De acordo com o aluno, o homem ocupa o habitat natural do animal e o animal. consequentemente, aparecerá no ambiente urbano.

Para o acadêmico Célio Clayson, por estarmos imersos à Amazônia, estamos mais propensos para os acidentes. Ele mostra que a maioria dos pacientes foi atendido entre zero a uma hora e salienta que o atendimento de forma rápida pode desencadear na cura do paciente.

Vale frisar que, ao término da discussão, a mesa-redonda fica salva e disponível no canal do Telessaúde Acre, no YouTube. No entanto, para poder solicitar o certificado de participação, é necessário que os ouvintes estejam acompanhando a transmissão ao vivo e que cliquem no link disponibilizado no chat ao decorrer do evento.