You are currently viewing Prevenção de Lesão por Pressão é tema de webconferência da Fiocruz

Prevenção de Lesão por Pressão é tema de webconferência da Fiocruz

  • Post author:
  • Post category:NOTÍCIAS

pesquisa_axsimenO Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente – Proqualis vinculado ao Icict/Fiocruz realiza no próximo dia 26 de outubro, às 14h, o Webinar* Proqualis com o tema “Prevenção de Lesão por Pressão”. O webinar é uma ferramenta utilizada para viabilizar webconferências. Quaisquer interessados estão convidados a participar, basta ter acesso à internet.

A palestra será realizada pelas enfermeiras do Hospital Israelista Albert Einstein Danivea Bongiovani Poltronieri Munhoz e Maria Emília Gaspar Ferreira Del Cistia.

A Lesão por Pressão, além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Popularmente conhecida como escara, a lesão por pressão é um evento adverso relacionado ao cuidado de saúde e corresponde hoje ao terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) dos hospitais brasileiros.
Segundo dados do Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (NOTIVISA), em 2104, das 8.435 notificações de evento adverso relacionado à assistência à saúde, 1.319 foram notificações de úlcera por pressão, equivalendo a 15% dos registros. Reduzir o risco de Lesão por Pressão é uma das 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente e uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) para a segurança do paciente.

  • Para ter acesso ao webinar, acesse o Portal Proqualis, onde será disponibilizado o link para participação, na data e horário do evento.

Texto: Assessoria de Imprensa Fiocruz
Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS