Telessaúde Acre oferta webpalestras para profissionais e estudantes da área da saúde

Agora, em novo horário, as webs contam como horas complementares para alunos e ficam disponíveis no canal do YouTube

O Núcleo Telessaúde Acre oferta webpalestras voltadas a promoção e qualificação dos profissionais em saúde do estado e para estudantes da área. As webs fazem parte do Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, que através da Tele-Educação (TIC’s)* promovem atividades educacionais à distância (cursos, webpalestras, webaulas, etc).

As palestras são ofertadas duas vezes na semana, na quarta-feira às 15h com temas referentes a Gestão e Vigilância em Saúde, e na quinta-feira às 15h30min sobre Saúde Mental e suas anuâncias psíquicas. Além das temáticas citadas, a população em geral pode solicitar a abordagem de qualquer assunto da área da saúde, através das redes sociais ou no site do programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As webs contam como atividades complementares exigidas por instituições de ensino superior, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. Cada web possui uma carga horária de duas horas, e o certificado emitido é enviado por e-mail em até 5 dias úteis.  

Para acessar, é necessário abrir o link: www.telessaude.ac.gov.br/educants no navegador do seu computador ou smartphone (Android ou iOS)  e preencher com as suas informações.  O acesso pelo celular é feito pelo aplicativo “Mconf-Mobile”, disponível no Apple Store ou Play Store.

No espaço da web é possível interagir com o apresentador e demais participantes via bate-papo podendo tirar dúvidas que possam aparecer, além de ter acesso a apresentação do palestrante sobre o tema. Ao final, para receber o certificado preencha o formulário com as suas informações pelo link http://telessaude.ac.gov.br/educants/.

Além disso, caso o aluno não tenha participado da palestra no dia, poderá conferir a web gravada através do link, https://www.youtube.com/channel/UCpItj0HGcxgTfrNT2g8viSA no canal do YouTube Telessaúde Acre.

Programa Telessaúde Brasil Redes

O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando o ensino e serviço por meio de ferramentas de Tecnologias da Informação, que oferecem condições para promover a Tele-assistência e a Tele-educação.

No Acre, está presente desde 2016 quando iniciou suas atividades. Atualmente, está presente nos 22 municípios do estado, tendo o núcleo sede localizado no bloco de medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC).

O Telessaúde é uma parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de oferecer serviços de Teleconsultoria, Telediagnóstico e Tele-educação a profissionais da área no Acre.

O Telessaúde Brasil Redes disponibiliza aos profissionais e trabalhadores das Redes de Atenção à Saúde no SUS os seguintes serviços:

Teleconsultoria – é uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona (realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência) ou assíncrona (por meio de mensagens off-line);

Telediagnóstico – é um serviço autônomo que utiliza as tecnologias de informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico através de distância e temporal;

Tele-educação – conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

*TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação.