Discussões em torno do leite humano marcam o segundo dia de programação da Semana de Aleitamento Materno no Acre

Com pautas sobre banco de leite humano, amamentação por adolescentes e mães lactantes com a Covid-19, o segundo dia de webinário contou com a participação de estudantes, profissionais e comunidade geral.

Nesta quarta-feira (12), às 8h, o Núcleo Telessaúde Acre sediou o segundo dia de webinário da Semana do Aleitamento Materno no Acre. O evento contou com transmissão ao vivo no canal do YouTube e teve participação da docente da Uninorte/Acre, Ruth Lima, da presidente da Comissão de Incentivo ao Aleitamento Materno no Hospital Santa Juliana, Glória Dalla Vecchia, e com o coordenador do Comitê Estadual de Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno no Acre (CREBLH/Acre), Hélio Pinto.

Durante a mesa-redonda, a docente da Uninorte explicou a pesquisa feita sobre a experiência de mães adolescentes no que tange à amamentação, bem como mostrou alguns depoimentos anônimos destas quando questionadas sobre os benefícios do ato de mamar e do leite materno, onde afirmavam que desconheciam. Também explanou sobre o medo que elas possuem quanto à estética corporal e fatores psicoemocionais como insegurança e ansiedade.

A nutricionista, por sua vez, traz para a discussão a situação de mães que estão com a Covid-19, reiterando que não há, até o momento, comprovações científicas que acusem a detecção de infecção pelo vírus através do leite materno. Além disso, Vecchia fala que “este [leite humano] é o maior alimento a ser proporcionado ao bebê, desde que [a mãe] esteja em condições clínicas adequadas a realizar a prática e que também tenham este desejo”. Conversa, também, sobre a desinformação no que tange aos benefícios da amamentação que acaba influenciando, nas mães, a falta de vontade de amamentar.

O coordenador debate, por conseguinte, sobre a importância do leite na prevenção de doenças na criança. Pinto afirma que um terço (1/3) dos recém-nascidos seriam salvos se a amamentação fosse feita pelo menos até os 3 meses de vida. Também mostra sobre o banco de leite humano, política implementada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde fala que “a existência e manutenção [do banco de leite] se deve por conta de mães que fazem as doações para a posterior distribuição, de forma totalmente gratuita, após avaliações médicas do leite”.

Durante a interação, a médica pediatra e moderadora da mesa, Ana Isabel Coelho, traz a situação das mães que, no processo de aleitamento, são influenciadas pelos acompanhantes na decisão de amamentar, dando destaque às mães adolescentes que acabam sendo desmotivadas durante este processo.

COMO PARTICIPAR

Para participar do webinário, basta acessar o site do Telessaúde Acre e clicar na aba “Webpalestras” ou assistir pelo canal do Telessaúde Acre, no YouTube, onde as mesas ficam gravadas. A programação pode ser visualizada clicando aqui ou visitando as redes sociais do Telessaúde no Instagram e Facebook. Vale ressaltar que o evento conta com a emissão de certificados de participação fornecidos pelo Núcleo aos participantes, a serem encaminhados via e-mail fornecido durante o pedido. Aos que participarem dos três dias de evento, serão emitidos certificados de 10 horas complementares. Para os demais, somente as horas que correspondem às palestras individuais.