Núcleo Telessaúde Acre realiza capacitação sobre o Novo Coronavirus nesta terça-feira (10)

Visando mostrar dados estatísticos e formas de prevenção referente ao Novo Coronavirus, o Núcleo Telessaúde Acre, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC), realiza WebAula nesta terça-feira, 10, ministrada pelo médico infectologista Thor Dantas, do Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre).

A WebPalestra, intitulada “Novo Coronavirus: Capacitação em manejo dos casos e contatos”, foca na abordagem de suspeitas e casos já confirmados no Brasil, bem como de dados registrados em outros países. Além disso, Dantas fala sobre a situação de alerta que o Acre se encontra. Apesar de não haver casos registrados, é necessário que a Saúde esteja atenta e que haja prevenção.

Thor Dantas, médico infectologista, ministrando WebPalestra sobre o Novo Coronavirus. (Foto: PrintScreen).

Durante a transmissão, o infectologista recomenda que a população se previna e se aproprie de etiquetas respiratórias no cotidiano como, por exemplo, tomar cuidado ao tossir e espirrar. Também fala da importância da correta higienização das mãos e da não-automedicação. São passos simples e que muitos menosprezam, mas que, de acordo com o médico, são eficazes para que o vírus não se propague.

“A prevenção é a única arma no momento e muito eficaz se feito da forma correta. Nós transmitimos as infecções mais pelas mãos do que pela fala. É muito importante lavar as mãos frequentemente, por exemplo”, ressalta.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Adentrando na situação epidemiológica, Thor Dantas explica os três vírus potencialmente graves, dando ênfase no Novo Coronavirus (COVID-19) que, consequentemente, registrou mais de 100 mil casos até agora, com mais de 3 mil mortes. Além disso, mostra também que existe os casos notificados e os assintomáticos, que é quando o paciente não apresenta sintoma da doença. Tal fator acontece porque as pessoas procuram a unidade de saúde após o sétimo dia de detecção dos sintomas.

Com relação à ameaça que este vírus traz a população mundial, o médico salienta a importância da Saúde do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no atendimento ao paciente, além da disponibilização dos leitos de isolamento e de hospitais que atendam os casos. No entanto, também recomenda o isolamento domiciliar se o caso e os sintomas não forem graves, uma vez que, nos hospitais, a chance de propagação do vírus é maior.

“Qualquer pessoa que esteja gripada ou resfriada deve evitar o contato com outras pessoas. Elas têm um papel muito importante na prevenção. Se tiver que entrar em contato com outras pessoas, use máscara. Mas, se possível, evite e mantenha a higiene de suas mãos muito bem-feitas”, afirma.

PARTICIPAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Por ser um tema de grande abrangência nacional e internacional, a Atenção Básica dos municípios do interior do estado se mobilizou para assistir a webpalestra. Em Brasiléia, por exemplo, estimou-se, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), um público de mais de cinquenta pessoas, entre médicos, odontólogos, enfermeiros, equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Vigilância Epidemiológica de Brasiléia e Epitaciolândia.

A mobilização faz-se necessária uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta quarta-feira (11), o Coronavirus como uma pandemia. Dessa maneira, a Atenção Básica deve se precaver e planejar ações que possam conter o avanço do vírus no estado, se confirmados os casos suspeitos.

Atenção Básica de Brasiléia e Epitaciolândia recebendo capacitação sobre o Novo Coronavirus através da WebPalestra. (Foto: Reprodução)
 

O QUE É O CORONAVIRUS?

O Coronavirus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. Desde meados de 1930, já haviam casos da doença, que foi identificada como vírus em decorrência de seu perfil microscópico, parecido com uma coroa. O novo agente, SARS-CoV-2, descoberto em 31 de dezembro de 2019 após casos registrados em Wuhan, na China, é o responsável pela propagação do Novo Coronavirus.

Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum, o que se vê a necessidade de estudos mais aprofundados que possam distingui-lo da gripe. O que se sabe a respeito destes é a constatação de febre, tosse e dificuldade de respirar. Já a forma de transmissão, por sua vez, se dá de pessoa para pessoa através do contato próximo e pelo ar.

A China foi o país mais afetado pela doença, uma vez que resultou em mais de 80 mil casos desde o surto e mais de 3 mil mortes. No Brasil, segundo balanço feito pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 12, trabalha-se, oficialmente, com 70 casos confirmados.

Ainda não há vacina para a contenção do Novo Coronavirus, apesar das pesquisas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (11), a doença como uma “pandemia”, termo que se refere a uma doença que se espalha rapidamente pelos continentes. No entanto, a Organização recomenda que os países adotem medidas para conter a circulação do vírus através dos planos de contingência.