Primeiro dia de Webinário da Semana do Aleitamento Materno discute sobre as ações em torno do incentivo à amamentação

A Transmissão simultânea ocorreu através do canal do Telessaúde Acre, no YouTube, e contou com a presença dos palestrantes, profissionais e acadêmicos da área da saúde.

No primeiro evento do Webinário de Aleitamento Materno no Acre, ocorrido nesta terça-feira (11), as palestrantes Cíntia Ribeiro Santos, coordenadora nacional da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) e Analuíza Freire, coordenadora da Área de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Rio Branco), protagonizaram a discussão em torno do assunto, ressaltando a importância e os benefícios do leite materno para o bebê e para a lactante.

A coordenadora da IBFAN explica, durante a fala, sobre o que é a rede, bem como sobre os princípios e a missão, que é de defender e promover o aleitamento materno e, ao mesmo tempo, eliminar os abusos de mercado que possam interferir na prática. Santos ressalta que a população é carente de informação e que existe a necessidade de difusão de informações que instruam e acompanhem o processo de amamentação. Além disso, explica que é importante que as pessoas denunciem o marketing abusivo, uma vez que este método influencia para que a mãe não amamente, tais como promoções de chupetas e bicos.

Por conseguinte, a nutricionista Analuíza Gonçalves Freire discute sobre as ações desenvolvidas pelo município de Rio Branco em prol da saúde da criança. Uma destas é a captação de leite humano doado pelo posto de coleta da Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima, às crianças da maternidade Bárbara Heliodora. Freire mostra também métodos didáticos para ensinar a mãe, mostrando “como é a forma correta de pegar a criança, a posição para colocar para mamar […] tudo isso é muito importante para que a amamentação ocorra de forma natural e que, por informar sobre os benefícios, a prática ocorra com mais facilidade e naturalidade”, informa.

Para participar do webinário, basta acessar o site do Telessaúde Acre e clicar na aba “Webpalestras”, sendo direcionado, assim, à sala de conferência. Se preferir, o canal do Telessaúde Acre, no YouTube, também conta com a transmissão ao vivo. A programação pode ser visualizada clicando aqui ou visitando as redes sociais do Telessaúde no Instagram e Facebook. Vale ressaltar que as discussões contam com a emissão de certificados de participação fornecidos pelo Núcleo, a serem encaminhados via e-mail fornecido durante o pedido.